6 etapas para conquistar a autodisciplina ao estudar


6 etapas para conquistar a autodisciplina ao estudar

De acordo com especialistas, conquistar a autodisciplina nos estudos, significa que precisamos parar de fazer certas coisas ou começar a fazer certas coisas enquanto estudamos para obter os resultados positivos que ansiamos.
                                                                             
Regulando-nos dessa maneira é extremamente importante porque pode aumentar a auto-estima. Quando alcançamos os objetivos que estabelecemos para nós mesmos, ganhamos um impulso de confiança que pode melhorar muitos aspectos de nossas vidas.

Etapa 1: Remova as tentações

A autodisciplina é mais fácil quando as coisas que o distraem dos estudos estão fora da vista, do alcance da voz e pela janela, se necessário. Se você se sentir tentado por distrações externas, como o seu telefone celular, desligue-o completamente. Nada vai acontecer nos 45 minutos que você vai sentar para estudar (mais sobre isso em um minuto) que não pode esperar até que você tenha um intervalo programado.

Além disso, reserve um tempo para remover a desordem de sua área de estudo se a desordem o deixar louco. Contas não pagas, notas para você mesmo de coisas que você precisa realizar, cartas ou até fotos podem tirar seu foco de seus estudos e colocá-lo em lugares aos quais você não pertence quando está tentando aprender a escrever uma redação impecável.

Etapa 2: Coma alimentos para o cérebro antes de começar

Estudos têm mostrado que quando estamos exercitando força de vontade (outra palavra para autodisciplina), nossos reservatórios de energia mental se esvaziam lentamente. Forçar-nos a desistir do que queremos no agora pelo que queremos mais tarde elimina fisicamente nossas reservas de glicose, o combustível favorito do cérebro.

Por isso que, quando estamos sentados ignorando diligentemente nossos celulares e evitando nossa necessidade de verificar o Instagram, é mais provável desejar comer um biscoito de chocolate.

Portanto, antes de nos sentarmos para estudar, precisamos nos certificar de comer alguns alimentos cerebrais, como por exemplo: ovos mexidos, um pouco de chocolate amargo, talvez até uma dose de cafeína para garantir que a glicose se mantenha estável o suficiente para nos afastar da indisciplina.

Etapa 3: Acabe com o tempo perfeito

Nunca existe um momento perfeito para começar a estudar para as provas. Quanto mais tempo você se dedicar, melhor para você. Entretanto, se ficar sentado esperando o momento perfeito para começar a estudar, perderá a oportunidade de melhorar suas chances. Haverá sempre ser algo mais importante do que rever as questões do próximo concurso público.

Seus amigos vão implorar que você jogue aquela partida de vídeo game online. Ou então seus pais precisarão que você termine de limpar o quarto. Se você esperar até que tudo esteja certo - quando tudo o mais estiver concluído e você se sentir bem -, nunca encontrará tempo para estudar.

Etapa 4: Dê um tempo a si mesmo

E dar um tempo a si mesmo definitivamente não significa abandonar toda a autodisciplina e se acomodar na frente da TV. Agende mini-intervalos em sua sessão de estudo estrategicamente. Defina um relógio ou cronômetro (não o smartphone- que está desligado) para 45 minutos. Logo após, force-se a estudar por aqueles 45 minutos, certificando-se de que nada atrapalhe seu trabalho.

Em seguida, aos 45 minutos, faça um intervalo programado de 5 a 7 minutos. Use o banheiro, estique as pernas, pegue um pouco de comida para o cérebro, reorganize-se e recomece quando o intervalo acabar.

Etapa 5: Recompense a si mesmo

Às vezes, a resposta para a autodisciplina está na qualidade da recompensa que você se dá por exercer a força de vontade. Para muitas pessoas, a prática da autodisciplina é uma recompensa por si só. Para outros, especialmente aqueles que estão apenas tentando aprender a ter um pouco de força de vontade ao estudar, há a necessidade de algo mais tangível. Portanto, configure um sistema de recompensa.

Defina seu cronômetro. Pratique o estudo para a prova final por 20 minutos sem interrupções. Se você chegou até aqui, dê a si mesmo um ponto. Então, após uma pequena pausa, faça novamente. Se você aguentar mais 20 minutos, dê a si mesmo outro ponto.

Logo após acumular três pontos - você conseguiu estudar por uma hora inteira sem se render às distrações - você recebe sua recompensa. Talvez seja um bombom, um episódio de sua série favorita ou então o luxo de entrar nas redes sociais por alguns minutos. Faça a recompensa valer a pena e retenha a recompensa até que você alcance seu objetivo.

Etapa 6: Comece aos poucos

A autodisciplina não é uma coisa natural. Certo. Algumas pessoas são mais autodisciplinadas do que outras. Elas têm a rara habilidade de dizer "não" a si mesmos quando querem dizer "sim".

Lembre-se, entretanto, que a autodisciplina consiste em uma habilidade aprendida. Assim como a habilidade de andar de bicicleta com total equilíbrio depende de dias e dias de tentativas, a autodisciplina vem do exercício repetido de força de vontade.

Comece forçando-se a estudar (naquele estilo "eu tenho que" por apenas 10 minutos seguidos com intervalos de 5 minutos entre eles. Então, quando isso se tornar relativamente fácil, atire por quinze minutos. Continue aumentando o tempo que você administra a autodisciplina até que seja capaz de se concentrar por 45 minutos completos.


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