6 passos para estudar com eficiência


6 passos para estudar com eficiência

Como você aprendeu a andar de bicicleta? Provavelmente alguém lhe deu algumas aulas e depois você praticou muito. Saiba que você pode aprender a estudar da mesma maneira, com muita eficiência. Lembre-se, ninguém nasce sabendo estudar.
                                                                             
Você precisa aprender algumas habilidades de estudo e depois praticá-las. Pode parecer simples demais, mas a longo prazo boas técnicas fazem toda a diferença.

E isso vale para todas as fases da aprendizagem. Crianças, jovens e adultos conseguem se adaptar a etapas para estudar melhor e conseguir atingir seus resultados.

Aqui estão seis etapas para um estudo com mais eficiência:

1. Preste atenção: bons estudos começam nas aulas
Aqui está um enigma para você: sabia que antes mesmo de começar a estudar, você já começou? Pura verdade. Quando você presta atenção na aula, seja ela em vídeo, remota ou presencial, e já faz boas anotações, está iniciando o processo de aprendizagem e estudo.

2. Boas anotações = Estudo mais fácil
Comece escrevendo fatos importantes que são mencionados na aula. Não esqueça de datas, nomes de eventos e personalidades importantes. Fórmulas também são essenciais.
Faça o seu melhor para usar uma boa caligrafia para poder ler suas anotações mais tarde. Você pode usar elas para formular resumões e flashcards para estudar depois. Também é uma boa ideia manter seus papéis organizados por assunto.

3. Estude com antecedência
Esperar até quinta-feira à noite para estudar para a prova de sexta-feira é para quem gosta de altas emoções. Dificilmente você conseguirá bons resultados, ou pelo menos melhores se começar a estudar com antecedência.
Por isso é primordial montar um cronograma de estudos para não perder datas e nem se desorganizar quanto às matérias que possui maior dificuldade.

4. Divida os conteúdos
Quando há muito o que estudar, pode ser útil dividir as matérias em algumas partes. Por exemplo: precisa estudar classes de palavras? Em vez de estudá-las todas de uma vez, procure estudar uma em cada dia mais de forma mais aprofundada.
Outra dica é adotar o estudo progressivo, no qual você inicia estudando poucas horas e vai aumentando o tempo gradualmente. Não é bacana começar com os estudos em muitas horas seguidas, pois faz você cansar facilmente.

5. Tire suas dúvidas sempre
Você não pode estudar com eficiência se não entender o material. Certifique-se de pedir ajuda ao professor - se tiver - ou então buscar ajuda com profissionais da área quando estiver confuso sobre algo. Pode ser até mesmo um colega que for expert no assunto estudado.

6. Durma bem!
A prova é amanhã e você seguiu seu plano de estudos, mas de repente você não consegue se lembrar de nada, nem mesmo quanto é 2 + 2. Não entre em pânico.
Seu cérebro precisa de tempo para digerir todas as informações que você absorveu. Tente ter uma boa noite de sono e você ficará surpreso com o seu desempenho no dia da avaliação.



Deixe seu Comentário